sexta-feira, 19 de março de 2010

Costumes e radicalismo!!!!

Adoro as conversas no horário de almoço... todos sentados à mesa, cortando com uma voracidade típica dos famintos um belo pedaço de bife enquanto dscutem assuntos do dia-a-dia. Assuntos que geralmente envolvem outras pessoas, terceiros nada interessados nessa prosa.

Traduzindo, almoço em família serve apenas para umas línguas de cobra liberarem seus venenos mais poderosos, falar da vida alheia...

O mais engraçado é o fato de que a maioria das pessoas adoram fazer conjecturas acerca dos males alheios, em pleno horário de almoço, pude observar uma família cristã se render ao antigo costume de procurar explicações para tragédias cotidianas.

As explicações são as mais diversas, mas todas, como era de se esperar, envolviam a falta de uma religião ou mesmo a falta de "contato com Deus".
Perguntas: Qual o número do celular divino? Será que Deus tem e-mail?
Provavelmente seria otodopoderoso@divindades.com


Enfim, fui convidado para um almoço, na casa dos pais de um amigo. Convite maldito. Além de adorarem giló quiseram com todas as forças me exorcisar e me batizar na banheira com direito a água benta e promessa de salvação para minha pobre alma.

Motivo? Um pequeno comentário que não consegui segurar.

Todos sentados, comida posta, hora da oração, enquanto todos baixavam suas cabeças em agradecimento, não me contive e aproveitei para dar uma olhadinha no decote da irmã do meu dito "amigo". (Pensando muito bem agora, creio que ele queria minha conversão total no final das contas)

Malmente dei a primeira garfada na comida e já ouço o primeiro comentário, na verdade uma verdadeira crítica com relação aos atos covardes dos assassinos. Daí foi um pulo para me questionarem sobre minha posição, uma vez que sou estudante de direito e que já havia revelado meu interesse em atuar na área penal.

Surgiu no assunto a seguinte pergunta: - Por acaso vocês viram? Capturaram o assassino do desenhista!

- Desenhista? Perguntei.
- Creio que a senhora quis dizer Cartunista, o Glauco correto?
- Esse pecador mesmo. Onde já se viu, tomar chá para encontrar com Deus?

Parei por alguns instantes, gostaria de rebater, mas me contive. (Primeira tentação)

Após alguns minutos de silêncio, a paz foi finalmente quebrada e com ela, minha preparação mental para me conter diante de radicais religiosos.

Fizeram o seguinte comentário:
- Vocês viram? O pai do assassino disse que o filho pensa que é Jesus, que sacrilégio.
- Não, vocês está errada, o assassino pensa que o irmão dele é que era Jesus.
- Sério?
- Isso mesmo, provavelmente ele pensava ser o irmão de Jesus.
(Segunta tentação, não me contive e comecei a artilharia)

- Me respondam, Jesus tinha irmão?
- Mas é claro que sim. Respondeu o pai.
- E ele também andava sobre a água? Pois digo para o senhor, se de fato for verdade, acho que já o vi.

Com espanto ele me olhou e perguntou, quase se levantando, não aguentando de tensão ou emoção e me perguntou:
- Onde você o viu?
- No Mindfreak. Respondi.
- Como é? Não entendi.
- Ah, o nome dele é Criss Angel. E além de andar na água ele ainda levita e corta pessoas ao meio, é hilário.

Nesse momento eu juro ter visto uma faca em direção ao meu pescocinho. Após algum tempo, com os ânimos menos exaltados, retomamos o raciocínio e a conversa sobre o assassinato do cartunista Glauco.

Insisti na pergunta sobre o irmão de Jesus. Parecia que haviam criado um bloqueio à minha presença naquela mesa, nunca senti tanta hostilidade em um ambiente, de fato, nunca me senti tão confortável.

Como um bom cara-de-pau que sou, comecei pedindo "sinceras" desculpas pelo ocorrido, quando tudo parecia normalizado concluí meu almoço e minha estada pacífica e temporária naquele recinto com o seguinte comentário:

- Bem pessoal, vocês parecem estar por dentro dos acontecimentos envolvendo o assassinato do Glauco. Acho que o assassino deve ser solto.

Nesse momento me olharam com espanto. Então retomei o raciocínio.

- Vejam bem, vocês acreditam que tudo que acontece em nosso mundo pode ser explicado com essa tragédia?

Com olhares duvidosos, continuei minha ladainha.

- É muito simples, vocês de fato acreditam em Deus e que tudo que acontece aqui é com a permissão dele, ele que decide cada movimento e cada fenômeno correto? Pois bem, encarando dessa forma, com a tragédia que aconteceu com o Glauco, é possível explicar tudo que tem acontecido de ruím no mundo. A resposta? O assassino do Glauco, o Carlos Eduardo diz que seu irmão é Jesus, logo, o irmão de Jesus ficou doido. Simples, ele ficou doido, Jesus resolveu se recolher e não dizer o que pensa e seu pai, Deus, tá ficando maluquinho com essa história e ainda afirma categoricamente de quem é a culpa da loucura do irmão de Jesus. Agora vem um fato que vocês desconheciam, Deus tinha uma esposa, e o mundo é do jeito que é por um único motivo, ela era esquizofrênica.
Viram? Tudo muito simples não é?

Após um minuto de silêncio, entre olhares raivosos e estupefatos me deparei com algo que jamais pensaria em ver tão de perto. A ira de uma família radical tentando crucificar uma pessoa em pleno século 21, pelo visto, a punição ainda envolvia uma caminhada nada agradável pela via sacra, purificação com água benta de banheira e muita oração pra tudo que é santo que se possa imaginar.

Consegui escapar por um triz, uma pequena brecha na porta da sala e um salto pelo portão capaz de matar de inveja a Fabiana Murer. Estou vivo, mas acho que ainda estão me caçando.


Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário